Vitaminas
Vitaminas

 

Vitamina, qualquer dos compostos orgânicos que o corpo necessita para o metabolismo, crescimento e, geralmente, para manter um bom funcionamento do organismo. As vitaminas também participam da formação de hormônios, células sangüíneas, substâncias químicas do sistema nervoso central e material genético.

As 13 vitaminas identificadas são classificadas de acordo com sua capacidade de dissolução em gordura ou em água. As vitaminas lipossolúveis A, D, E e K são ingeridas junto com alimentos que contêm gordura e, como podem ficar armazenadas na gordura do corpo, não precisam ser consumidas todos os dias. As vitaminas hidrossolúveis, as oito do complexo B e a vitamina C, não podem ser armazenadas, portanto, devem ser consumidas com freqüência, de preferência todos os dias. O corpo só pode produzir vitamina D; todas as outras devem ser ingeridas através da alimentação.

Vitamina A: afeta a formação e manutenção da pele, membranas mucosas, ossos e dentes, a vista e a reprodução.

Vitaminas B: conhecidas também pelo nome de complexo vitamínico B, são importantes para metabolizar os carboidratos.

A tiamina ou vitamina B1 atua como catalisador no metabolismo dos carboidratos e participa da síntese de substâncias que regulam o sistema nervoso. A insuficiência de tiamina produz beribéri.

A riboflavina ou vitamina B2 age como coenzima no metabolismo dos carboidratos, gorduras e, principalmente, no metabolismo das proteínas que participam do transporte de oxigênio.

A nicotinamida ou vitamina B3 funciona como coenzima para liberar a energia dos nutrientes. Sua estrutura corresponde à amida do ácido nicotínico ou niacina. A insuficiência de ácido nicotínico provoca pelagra.

A piridoxina ou vitamina B6 é necessária à absorção e metabolismo de aminoácidos. Atua também na utilização de gorduras pelo corpo e na formação de glóbulos vermelhos.

A cobalamina ou vitamina B12 é necessária, em quantidades ínfimas, para a formação de nucleoproteínas, proteínas e glóbulos vermelhos, e para o funcionamento do sistema nervoso.

O ácido fólico ou folacina é outra vitamina do grupo B. É uma coenzima necessária à formação de proteínas estruturais e hemoglobina.

Vitamina C ou ácido ascórbico: é importante na formação e conservação do colágeno. Auxilia também a absorção de ferro procedente dos alimentos de origem vegetal. O escorbuto é a manifestação clássica de insuficiência grave de ácido ascórbico.

Vitamina D: é necessária à formação normal dos ossos e à retenção de cálcio e fósforo no corpo. A insuficiência de vitamina D causa raquitismo.

Vitamina E: participa da formação dos glóbulos vermelhos, músculos e outros tecidos e na prevenção da oxidação da vitamina A e das gorduras.

Vitamina K: é necessária principalmente para a coagulação do sangue.

         
VITAMINA REF.:  1)FONTES ALIMENTARES  2)BENEFÍCIOS À SAÚDE   3)CONSEQÜÊNCIAS DA DEFICIÊNCIA

Lipossolúveis       
A 1)Legumes verdes e verduras, laticínios, fígado 2)Componente de pigmentos sensíveis à luz nos olhos, manutenção do tecido epitelial 3)Cegueira noturna, cegueira permanente, ressecamento extremo da pele

D 1)Laticínios, ovos, óleo de fígado de bacalhau; luz ultravioleta 2)Absorção de cálcio, formação dos ossos 3)Raquitismo (deformidades nos ossos) 

E 1)Margarina, sementes, verduras 2)Protege os ácidos graxos e as membranas celulares da oxidação 3)Possivelmente, anemia 

K 1)Verduras 2)Coagulação do sangue 3)Hemorragias 

        

Hidrossolúveis       

Ácido fólico 1)Alimentos à base de trigo integral, legumes e verduras 2)Metabolismo do ácido nucléico 3)Anemia, diarréia 

B1 (Tiamina) 1)Miúdos, carne suína, grãos, legumes 2)Metabolismo dos carboidratos, funções nervosas e cardíacas 3)Beribéri (enfraquecimento do coração, edemas, degeneração dos nervos e músculos) 

B2 (Riboflavina) 1)Laticínios, fígado, ovos, grãos, legumes 2)Metabolismo energético 3)Irritação ocular, inflamação e rompimento de células da pele 

B3 (Niacina ou Ácido nicotínico) 1)Fígado, carnes magras, grãos, legumes 2)Reações de oxirredução na respiração celular 3)Pelagra (desordens gastrointestinais e na pele, inflamações nos nervos, distúrbios mentais) 

B5 (Ácido pantotênico) 1)Laticínios, fígado, ovos, grãos, legumes  2)Metabolismo energético 3)Fadiga, descoordenação 

B6 (Piridoxina) 1)Cereais integrais, legumes e verduras, carnes 2)Metabolismo dos aminoácidos 3)Convulsões, irritabilidade, pedras nos rins 

B12 (Cobalamina) 1)Carnes vermelhas, ovos, laticínios 2)Produção de ácido nucléico 3)Anemia perniciosa, distúrbios neurológicos 
Biotina 1)Carnes, legumes e verduras 2)Síntese de gorduras e metabolismo dos aminoácidos 3)Depressão, fadiga, náuseas

C (Ácido ascórbico) 1)Frutas cítricas, verduras, tomates 2)Formação do colágeno nos dentes e ossos, e do tecido conjuntivo dos vasos sangüíneos; provável auxiliar na resistência às infecções 3)Escorbuto (rompimento da pele, dos vasos sangüíneos e dos dentes)