Colesterol
Colesterol

  • · O que é colesterol ?

Colesterol é um tipo de gordura produzido por seu fígado. Ele também está contido em certos alimentos que você come, tais como ovos, carnes e derivados do leite. Quando você come estes alimentos freqüentemente, a taxa de colesterol em seu sangue aumenta. Alimentos ricos em gorduras saturadas podem também elevar a taxa de colesterol no sangue, porque seu fígado transforma as gorduras saturadas em colesterol. O colesterol é transportado no sangue em diferentes tipos de pacotes chamados de lipoproteínas. A porção do colesterol LDL (low density lipoprotein - lipoproteína de baixa densidade, na língua inglesa), transporta o colesterol para o organismo. A porção do colesterol HDL (high density lipoprotein - lipoproteína de alta densidade, na língua inglesa), remove o colesterol da corrente sangüínea.

 

  • · Como pode a alta taxa de colesterol afetar minha saúde ?

O excesso de colesterol no seu sangue pode aumentar o risco de um ataque cardíaco, ou de um derrame. O colesterol a mais pode ser depositado nas suas artérias (grandes vasos sangüíneos), e pode fazer com que estes mesmos vasos se tornem estreitos. A quantidade de colesterol nas paredes de uma artéria pode ser tão grande, que a artéria fica entupida e o sangue não pode passar por ela. Se uma artéria que supre sangue para seu coração ficar entupida, você pode ter um ataque do coração. Se uma artéria que supre sangue para seu cérebro ficar entupida, você pode ter um derrame.

 

 

  • · Quando eu deveria começar a checar meus níveis de colesterol ?

Em geral, você deveria começar a medir seu colesterol a partir dos 20 anos. A partir daí, esta checagem deveria ser feita pelo menos a cada 05 anos. Dependendo em que nível está seu colesterol, e se você tem outros fatores de risco de doença cardíaca, será preciso checar seu colesterol mais freqüentemente. Fale com seu médico sobre a freqüência que você precisa dosá-lo. As crianças também devem ter seus níveis de colesterol dosado, se um parente próximo como um avô, tiver doença cardíaca antes dos 55 anos, ou se parente próximo tiver altas taxas de colesterol ( igual ou maior que 240).

 

 

  • · Como deveria ser meu nível de colesterol ?

O melhor nível do colesterol total é abaixo de 200. Se estiver entre 200 e 239, significa que você tem algum risco para ter um ataque do coração, ou um derrame. Já os níveis de 240, ou superiores significam o aumento de risco de doença cardíaca. Os níveis das lipoproteínas (HDL e LDL) são também importantes. Seu médico pode querer pesquisar seu níveis de HDL e LDL, se você tem história de doença cardíaca de alguém na família antes dos 50 anos, ou se você tem altas taxas de colesterol. Se seu colesterol total é alto por causa da alta taxa de LDL, você tem maior risco quanto a doença cardíaca e derrame. Se a taxa total é alta por causa de HDL alto, você provavelmente não tem seu risco de doença cardíaca aumentada. O colesterol LDL menor que 130 é o melhor. Um nível de LDL de 160 ou maior, significa que você tem seu risco de doença cardíaca aumentado. O colesterol HDL menor que 35 coloca você em maior risco, enquanto um nível de HDL de 60 ou acima, reduz seu risco.

 

  • · O que posso fazer para reduzir meu nível de colesterol ?

Comendo comida saudável você pode ajudar a reduzir sua taxa de colesterol LDL, e isto vai protegê-lo dos efeitos danosos do colesterol. Você pode elevar seu colesterol HDL com exercícios, parando de fumar (se você fuma), e perdendo peso (se você tiver a mais). Ingerindo comida saudável geralmente reduzimos os níveis de colesterol. Eis aqui algumas dicas de como comer de forma inteligente:

·          Coma mais frutas e vegetais.

          Coma mais peixe grelhado ou assado, frango sem pele, e menos carnes fritas.

          Escolha cortes magros (pedaços de carne contendo pouca gordura visível), quando for comer carne de vaca, porco e cordeiro. Também reduza a quantidade de carne que você come.

          Coma uma variedade de alimentos ricos em fibras, como aveia, pães integrais e maçãs. As fibras ajudam a reduzir as taxas de colesterol. Os alimentos fibrosos também ajudam quando você quiser perder peso, porque eles fazem você se sentir saciado.

          Limite a ingestão de gorduras saturadas, como gordura de derivados de leite (nos sorvetes e manteiga). Leia os rótulos dos produtos. Eles podem dizer que o alimento é pobre em colesterol, mas o produto pode ainda conter altas taxas de gorduras saturadas. Quando você ler nas embalagens - gordura de coco, óleo parcialmente saturado, e gordura vegetal hidrogenada - você saberá que estes produtos são ricos em gorduras saturadas.

          Limite os alimentos ricos em colesterol, como gema de ovo e fígado. Não coma mais que quatro gemas por semana.

          Utilize derivados de leite pobres em gordura - leite desnatado, yogourt desnatado e sorvetes light.

          Evite frituras.

 

  • · O que fazer se o exercício físico e alimentação saudável não reduzir meu colesterol?

Se comendo corretamente, exercitando e fazendo outras mudanças em sua vida (tal como parar de fumar), não reduzir as taxas de colesterol após 06 meses, seu médico homeopata poderá querer discutir sobre o uso de medicamentos para abaixar estes níveis. Se isto ocorrer, o tratamento deverá ser por toda a vida, mas isto só deverá ser pensado, caso os hábitos sadios não funcionem.

Obs: Estas informações fornecem a visão geral para reduzir as taxas de colesterol, e pode ser que não se aplique a todos. Para saber se estas explicações se aplicam a você, e conseguir mais informações sobre este assunto, fale com seu médico homeopata.

Porção   do Colesterol

Ideal

Suspeito

Alto   risco

Colesterol Total

menor que 200 mg %

entre 201 a 239 mg%

maior que 240 mg %

HDL

maior que 60 mg %

entre 35 a 60 mg %

menor que 35 mg %

LDL

menor que 130 mg %

entre 130 a 160 mg %

maior que 160 mg %